Arquipélago de Abrolhosclique nas fotos para ampliá-las.

O Parque situa-se em uma área aproximada de 91 mil hectares descontínuos no litoral sul da Bahia, dentro de um conjunto de recifes de corais, ilhas vulcânicas e canais de maré. A maior área abrange o Parcel e o Arquipélago dos Abrolhos, formado pelas ilhas vulcânicas Redonda, Siriba, Sueste e Guarita. Os recifes de Timbebas compõem a segunda área. Os recifes formam dois arcos: um costeiro e outro menos extenso e externo.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, primeiro parque brasileiro do gênero, foi criado em 1983 com a finalidade de garantir a preservação dos recifes de corais, a fauna e a flora locais, devido à sua importância ecológica.

"Quando te aproximares da terra abre os olhos". Os navegadores portugueses do século XVI faziam este alerta sobre o litoral sul da Bahia, e de tanto repetir o aviso criou-se a corruptela abrolhos, que deu nome a esta região."


Baleias Jubartes

Todos os anos, entre os meses de julho e novembro, elas percorrem cinco mil quilômetros, a partir do Atlântico Sul, em busca das águas mornas do extremo sul da Bahia. São as Baleias Jubarte, que fogem do inverno rigoroso e das águas geladas da Antártida para passar a "lua de mel"- reprodução e cria - em Abrolhos.

Mais conhecidas como baleias-cantoras ou baleias acrobatas, as Jubartes encantam pela docilidade com que se aproximam das embarcações, encenando acrobacias mirabolantes e emitindo sons que parecem ser a dança do acasalamento. Observar as baleias é o lazer preferido de centenas de turistas que chegam para a temporada das Jubartes. Em 1997 o Instituto Baleia Jubarte registrou a presença de 1.200 baleias na região.

A cidade de Alcobaça é um dos principais portões de entrada para Abrolhos, e é de onde partem os passeios para os arrecifes de Areia, Timbebas, Parcel de Fora, Coroa Vermelha e manguezais da região. Aqueles que visitam Alcobaça, poderão fazer passeios de lanchas rápidas ou escunas a estes paraísos ecológicos, que convidam e estimulam a prática do mergulho.

VENHA CURTIR TODOS ESSES ENCANTOS E DESFRUTE DA MELHOR OPÇÃO EM HOSPEDAGEM DO SUL DA BAHIA